Já é lei em vigor na Capital que cinemas ofereçam pelo menos uma sessão mensal para a apresentação de filmes adaptados a crianças com transtornos do espectro autista. A iniciativa, de autoria do vereador Coronel Sobreira (MDB), foi aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e sancionada pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas).
A Lei 14.396/2022 dispõe que os cinemas do município devem reservar pelo menos uma sessão especial mensal adaptada a crianças com transtornos do espectro autista, denominada de ‘Sessão Azul’. As sessões especiais contarão com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular e não exibirão trailer no início do filme. A norma ainda prevê que as crianças com transtorno do espectro autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala do cinema, podendo entrar e sair ao longo da exibição do filme.
De acordo com o autor da medida, a realização dessas sessões pode funcionar como um treinamento para a adaptação dessas crianças ao ambiente do cinema, mas não apenas isso. “O objetivo principal é que as sessões de cinema funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento”, justificou Coronel Sobreira.
A medida define ainda que a ‘Sessão Azul’ deve ser identificada na entrada do local de exibição com o símbolo mundial do espectro autista.