Tempo aproximado de leitura: 3 minutos

CMJP debate a mobilidade pública no tocante ao ciclismo em João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão especial, na tarde desta quarta-feira (28), para debater a mobilidade pública no tocante ao ciclismo na Capital. A sessão reuniu representantes de ciclistas da cidade, além de órgãos ligados à mobilidade pública, e foi proposta pelo vereador Coronel Sobreira (Novo).

Sessão reuniu representantes de ciclistas e órgãos ligados à mobilidade urbana
Sessão reuniu representantes de ciclistas e órgãos ligados à mobilidade urbana

Messina Palmeira, diretora de comunicação da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), afirmou que a principal reivindicação do Comitê Pró-Ciclovias, do qual faz parte, é a construção de novas ciclovias e a revitalização das já existentes. Ela também solicitou que os poderes públicos façam campanhas de conscientização para dar visibilidade ao ciclista. “As faixas de pedestres são respeitadas porque foram feitas campanhas, tem que haver o mesmo em relação ao ciclismo”, pediu.

Veja também:  Parlamentar enfatiza importância de benefícios para pessoas a partir de 60 anos nos ônibus

Marina Mangueira Figueiredo, representante da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), apresentou o Plano Cicloviário planejado pela pasta, destacando que, entre os objetivos que norteiam a implantação da malha viária da cidade, está introduzir a bicicleta como modal de transporte público saudável e não poluente. “Sabemos que as ciclovias não são o futuro, são o presente. Temos planos para integrar todas as rotas cicloviárias da cidade, seja implantando novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, seja fazendo a requalificação das ciclovias já existentes”, explicou.

Sobre a ciclovia da Avenida Ruy Carneiro, Marina Figueiredo disse que ela não deixou de existir, mas está em processo de melhoramento. A representante da Semob afirmou que a área ainda está em processo de mudança. “Houve o saneamento, a mudança de posteamento e a requalificação das calçadas está em curso para que, em seguida, sejam instaladas as ciclofaixas, respeitando as normas de segurança”, justificou.

Veja também:  Câmara de João Pessoa aprova lei que obriga que paradas de ônibus tenham coberta, assento e lixeira

Cel. Valter Lins, coordenador de policiamento e fiscalização de trânsito do Detran – PB, disse que a primeira etapa para construir um ambiente saudável para todos começa no processo da habilitação, quando os candidatos ainda estão fazendo as provas, e também através da conscientização realizada por meio de palestras nas escolas públicas e empresas sobre educação de trânsito, apresentando aos condutores o respeito à legislação de trânsito e, principalmente, ao ciclista, ao pedestre e ao outro condutor. “Na parte de fiscalização, nós temos uma forma moderna, que é a fiscalização por vídeomonitoramento, através do qual autuamos os condutores que não respeitam os ciclistas, mantendo a distância devida. Acreditamos que sessões como esta são importantes para fortalecer a conscientização e auxiliar os órgãos a promover um processo de fiscalização mais consciente”, destacou.

Veja também:  Vereador coronel Sobreira pede atenção à poda de árvores e questiona material utilizado na pavimentação do Parque da Cidade

Participaram ainda da sessão especial Fleming Cabral, gerente-executivo de transporte do DER/PB; Léo da Mata, diretor de eventos do Comitê Pró-Ciclovias; Amanda Pessoa, chefe do setor de desenvolvimento de projetos da Semob; entre outros.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima