A tentativa de mudar a norma gramatical para atender o “modismo ideológico” entrou na mira do Vereador Coronel Sobreira (MDB), que apresentou um projeto de lei para impedir o uso da linguagem na cidade de João Pessoa. A matéria foi aprovada na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (11), e segue para sanção do prefeito.
A ideia, conforme o parlamentar, é proteger sobretudo as crianças e adolescentes, para evitar que haja um vandalismo na educação e cultura nesta fase de formação da cidadania dos jovens. “A língua portuguesa já é historicamente inclusiva. Quando você faz uma saudação ‘a todos’, já abrange, de fato, a todos, independente de gênero. Querer sair fragmentando isso, incluir novos pronomes como ‘elu’, ‘delu’, enfim, é uma forma clara de impor modismo ideológico e isso prejudica a educação e compromete a formação dos jovens. Eu como parlamentar, defensor da família e dos princípios dela, não vou permitir e estarei apresentando quantas leis e ações forem necessárias para barrar essa tentativa de ditadura”, destacou Coronel Sobreira.
O projeto de Lei Ordinária nº 394/2021 veda novas formas de flexão de neutralizadora de gênero e de número nas palavras da língua portuguesa em João Pessoa. A regra vale para as escolas e estabelecimentos públicos municipais provedores de ensino, informação e cultura, bem como para escolas da rede particular e editais de concursos para a administração pública da Capital. As penalidades pra quem descumprir vão de advertência até suspensão do alvará de funcionamento.